Produção Cultural: A Melhor Solução para você Divulgar o seu Trabalho em Tempos de Crise

Sabe qual é a solução para a produção cultural de um evento, lançamento, peça, espetáculo, show, etc divulgar e trazer um resultado diferente, quer dizer, a melhor solução para você divulgar o seu trabalho em tempos de crise?

Clique aqui para ir para uma aula que eu te explico

Em tempos de crise, o setor cultural sofre mais que outros setores da economia. Primeiro por ser um produto com diferencial mercadológico. Segundo por apenas uma parcela ter o poder aquisitivo para pagar o preço justo.

Mas, se eu te disser que tem uma saída criativa?

Bem… eu, imagino que você também deve estar sofrendo ainda com as consequências da queda do governo que mais tentou equalizar as desigualdades (já gritantes no nosso país).

Se você não tem o mesmo pensamento que eu – não tem problema – estou aqui para dialogar. Esse é um artigo de opinião, porém mais de convite, certo? Te convido a prosseguir.

Foi difícil pra mim, a duras penas comecei a repensar toda essa crise moral, política e institucional do nosso país. E cheguei a uma conclusão: se eu continuar tentando consertar o que eu não tenho poder, posso estar desperdiçando uma grande oportunidade de ajudar artistas, escritores, músicos a – mesmo na crise – divulgarem seus trabalhos e conseguirem ultrapassar as dificuldades desse tempo.

Foi aí que eu comecei a estudar arduamente – muitas vezes sem intervalos – dia e noite. Sem corpo mole eu blindei minhas crenças limitantes, entendi o meu propósito e me fortaleci para poder ajudar outros artistas que, assim como eu, estavam enfrentando problemas das mais diversas ordens.

Falta de público, cancelamentos, diversos imprevistos, diminuição da confiança do grupo ou dos parceiros de negócios, perda de investimentos governamentais e, como disse, N problemas.

Então eu não sei o seu problema, neste exato momento. Mas sei de uma coisa. Que tem jeito e é possível você dar a volta por cima.

Talvez você não saiba, mais diversos empresas, profissionais liberais, artistas, músicos, cineastas têm utilizado as redes sociais, mais especificamente o Facebook, como forma de divulgação gratuita. Parece brincadeira, né?

Ao contrário do que você imagina, essa rede social não é só mais um “passatempo”. Só para algumas pessoas. Mas para você e para o seu negócio, pode ser a solução ideal para evitar a crise.

Se você depende de amigos e parentes para divulgar o seu show, peça ou evento. Se você fica pedindo para os outros “divulgarem” nos grupos ou pelo chat. Eu preciso te dizer: Você está fazendo errado!

Quanto tempo e dinheiro você gasta em propagandas que trazem pouco ou nenhum resultado? Aliás, você investe em propaganda?

Um erro cometido por todos os negócios e mais especificamente o cultural é não ter um público-alvo definido.

Quando você define seu público-alvo, você começa a acertar a comunicação e consequentemente toda propaganda envolvendo o seu negócio, começa a ter resultado.

E o ponto mais importante do Facebook é justamente isso. Você consegue divulgar sua empresa para pessoas da sua cidade, que se interessam pelo assunto específico que você tem para oferecer.

Você só está lendo esse artigo por que eu cheguei através de segmentação de público. Eu foquei nas pessoas que eu preciso ajudar.

Por exemplo, um Músico pode divulgar sua página para sua cidade, digamos que Salvador, somente para pessoas que têm interesse em pop rock ou gêneros próximos.

É maravilhoso, certo? Mostrar a sua empresa, seu grupo de teatro, dança, sua música, como solução para pessoas que REALMENTE têm interesse… Parar de gastar dinheiro com propagandas que nunca são eficazes.

E isso pode ser viável para você, mesmo que você não tenha tanto conhecimento em marketing. Eu Emanuel Limeira, que escrevi o meu TCC em Marketing Digital para Artistas, te convido para uma palestra online falando sobre os 3 piores erros cometidos por artistas no Facebook.

Eu não sei te dizer se você comete todos (não ter uma página no Facebook para sua empresa, é pior que cometer os 3 erros JUNTOS). Mas ao menos, 1 deles você comete (97,5% dos artistas cometem esse erro, é incrível). Ele é… bom, deixa que eu te diga.

Clique aqui para assistir os 3 piores erros cometidos por artistas no Facebook (e como evitá-los).6

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