Projeto para TCC: Comunicação em Mídias Digitais UFPB

Projeto para TCC: Comunicação em Mídias Digitais UFPB

Pensar em um projeto para finalizar o curso é uma tarefa complicada. Ainda mais quando você passou por diversas disciplinas. Acredito que a primeira pergunta a se fazer é: Com o que eu realmente quero trabalhar no futuro? A segunda pergunta é: Ao longo do curso o que eu mais gostei de fazer? E a terceira é: O que ou onde eu posso inovar?

Baixar Projeto para TCC: Comunicação em Mídias Digitais UFPB (incompleto e sem revisão).

TCC I (Modelos)

Ficha preenchida com a proposta do TCC

1 Ficha de Proposta do Projeto de Pesquisa TCC I

4 Modelo Ficha Projeto Monografia

5 Modelo Ficha Projeto Trabalho Prático

Exemplos de Minuta TCC de Comunicação em Mídias Digitais Prático e Teórico

Exemplo Minuta TCC de Comunicação em Mídias Digitais Prático

Exemplo Minuta TCC de Comunicação em Mídias Digitais Teórico

No meu caso, eu não fui um dos melhores alunos que se pode ter na universidade. É verdade. Se você for ver o meu histórico as minhas melhores notas estão nas disciplinas que eu mais me dediquei. Tem muitas cadeiras que eu simplesmente levei com a barriga. Isso é ruim? Não e Sim. Não, pelo fato de ter focado nas disciplinas que eu sei que vou me desenvolver mais no futuro. Sim, por eu ter perdido muito conhecimento ao longo do caminho. Como diz o dito popular: “Águas passadas não movem moinho”. Então, no curso, minha auto avaliação é que poderia ter me empenhado mais para terminar o curso regularmente. Porém, não posso mudar o passado e sim produzir algo que eu realmente quero no meu projeto de TCC.

O meu projeto de TCC… não é uma monografia e sim um projeto prático. Algo que eu possa construir e mostrar para ser analisado por uma banca examinadora. Voltando, o meu projeto é a criação de um website de eventos culturais na capital da Paraíba. Você pode me perguntar: Ah! Isso já existe! Com um diferencial: uma extensão para o Google Chrome e um APP para Android. Todos os três sincronizados. Uhmm! Um diferencial.

Voltando a primeira pergunta. Com o que eu realmente quero trabalhar no futuro? Não sei qual é a sua pretensão no Curso de Comunicação em Mídias Digitais. Só sei que você pode querer ser um produtor de audiovisual, ilustrador, desenvolvedor web, profissional de marketing digital, produtor de áudio ou DJ, professor, webwriting, designer… Whatever! Foque seu trabalho de conclusão de curso, em primeiro lugar, na área que você gosta. Por que depois não poderá culpar nenhum dos seus colegas por isso. 🙂 Segundo pelo que você já se dedica diariamente ou com o que estagiou. Na minoria dos casos você estagiou ou estagiará em algum lugar que você não gosta do que faz. Mesmo assim, veja o que vai te dar satisfação de falar para os amigos ou para a família.

Tempo

Não deixe para o último período. Esse é o meu caso. Deixei para última hora. Tive que desfazer o quebra-cabeças que todas as disciplinas que eu gostei criaram na minha mente. Gosto muito da área de vídeo, mas não quero trabalhar na produção. Adorei as aulas de filosofia e sociologia ministradas pelo professor Wellington Perreira. Pelo Lattes (vai bater na França de tão extenso que é. hahaha) dele você vê que é um dos melhores professores que temos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Outros professores são muito instigados, mas prefiro me ater a esse.

Acredito que a filosofia influencia muito o curso que vamos tomar em nossas decisões não apenas no curso como na vida em geral. Por isso, nas aulas de filosofia sentava nas primeiras cadeiras para absorver mais. Nas que eu não gostava tanto ou não me interessava pelo assunto ia para as últimas cadeiras da sala.

Não deixe para decidir o seu assunto no último período. Veja nos primeiros períodos o que você mais se identifica e vá criando textos sobre o assunto. Crie um blog e compartilhe idéias. Isso é fundamental para decidir o que você vai escrever na sua monografia ou no seu projeto prático.

Não vou escrever muito sobre o meu projeto neste momento por que ainda estou desenvolvendo. Mas nas próximas publicações vou mostrando mais como ele vai ser e quais as tecnologias vou utilizar.

Acredito que a segunda pergunta eu já explanei um das nuances que o meu projeto vai ter.

Inovação

Inovação, no meu caso tem mais a ver com a criação de um aplicativo que seja utilizado na sociedade do que inovação tecnológica. Ou seja, um produto diferenciado do que está no mercado neste momento.

Diferenciais

Acredito que os principais produtos, nesta área de websites, de eventos culturais da capital não tem um aplicativo ou uma extensão no principal browser do momento. Por isso é o meu desafio e diferencial.

Acho que eu posso ter dado uma luz neste caminho que é decidir sobre o que escrever ou criar para o TCC. Se você gostou das minhas opiniões, quer dar sugestões (mesmo que já faça muito tempo que esta publicação esteja online) ou quer acrescentar a sua opinão, escreva abaixo. Deixe o seu comentário. É muito importante para os próximos alunos.

 

How to whitelist website on AdBlocker?

How to whitelist website on AdBlocker?

  1. 1 Click on the AdBlock Plus icon on the top right corner of your browser
  2. 2 Click on "Enabled on this site" from the AdBlock Plus option
  3. 3 Refresh the page and start browsing the site