Texto dissertativo dos Capítulos 1 e 2 do livro: Convite à Filosofia, Marilena Chaui

A palavra filosofia é grega. Philo – significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia – quer dizer sabedoria vem dái sophos, sábio. Portanto filosofia significa amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras a invenção da palavra filosofia. Ele afirmava que a filosofia era coisa dos deuses e que os homens poderiam amá-la ou desejá-la.

De acordo com as aspirações de raciocínio lógico, matemático e racional, afirma-se que a filosofia é grega. A filosofia grega contribuiu para diversas culturas como a européia, podemos destacar uma contribuição – a lei da gravitação – que afirma que, se um corpo sofrer uma ação, produzirá uma reação igual e contrária, calculada usando elementos da massa, velocidade e tempo. Assim como a ação e reação se deram.

A filosofia teve o seu primeiro conteúdo ao ser criada – a cosmologia. Cosmos – mundo ordenado ou organizado e logia – vinda de logos – significa pensamento racional, conhecimento e discurso racional ou lógico.

A filosofia considerada um “milagre grego” por que surgiu inesperada e espantosamente na Grécia, acontecimento espontâneo e único. Ela se distingue de mito por ser uma indagação lógica e prática da vida. Mito é uma narração, conversa ou discurso.

As viagens marítimas, invenção do calendário e da moeda foram algumas das condições históricas para o surgimento da filosofia. A política, também deu sua contribuição, com a idéia de lei, o surgimento do espaço político – a polis, estimulada por um pensamento público.

How to whitelist website on AdBlocker?

How to whitelist website on AdBlocker?

  1. 1 Click on the AdBlock Plus icon on the top right corner of your browser
  2. 2 Click on "Enabled on this site" from the AdBlock Plus option
  3. 3 Refresh the page and start browsing the site