Desenvolvimento web: É tudo novo, de novo!
Estou voltando a trabalhar diariamente com web e preciso deixar aqui um pouco da experiência que estou tendo diariamente. Entrei recentemente numa agência de comunicação que também cria websites e vi como estava enferrujado. É tudo novo, de novo. Recomeçar. Começar a criar e recriar. Assim como o jogador de futebol, treinamento é fundamental para não perder o ritmo.
Acordar cedo foi o meu primeiro desafio. Meu relógio biológico antes era trabalhar a noite e dormir até meio dia, depois ir para universidade. Essa realidade era desde 2010, quando comecei o meu curso de Comunicação em Mídias Digitais na UFPB. Agora tudo mudou. Há duas semanas estou com uma nova rotina, novos problemas para resolver, novas idéias e novos desafios.
Criar: Meu ideal
Independente se é com web ou outras áreas como a música, poesia, vídeo ou arte em geral, desde muito pequeno gostei de desmontar os brinquedos e saber como funcionavam. Tive uma coleção de motores de carrinhos de controle remoto. Era realmente, como a minha família de chamava, o pimentinha. Naquela época, o que queria era criar os meus próprios brinquedos. Lembro que criei um barco de isopor com motor e palheta. Vê-lo funcionar fez meus olhos brilharem, me fascinou aquele momento.
Pode parecer um pouco piegas relembrar estas histórias, mas é o que eu sou. Um criador. Desde que me entendo por gente, gosto de criar. Pela persistência de só descansar quando está pronto.
Acredito que perdi um pouco disso, ao longo do tempo. Mas, é muito bom recomeçar e ver que estou no caminho que sempre quis. Criar.
Jornalismo
Fiz quatro semestres de jornalismo, que me deram uma ótima base de comunicação. Mas, o curso de jornalismo treina pessoas para a mídia tradicional. Eu já trabalhava com web e, às vezes, não me sentia bem pensando que o meu futuro era ser um jornalista da mídia tradicional.
Mudanças ocorrem constantemente
Ou nos adaptamos as novas demandas ou somos atropelados. A teoria do eterno retorno. Decifra-me ou devoro-te. Quando mudei para João Pessoa, não me sentia confortável pelo fato de ter deixado para trás Manaus, meus amigos e tudo o que fazia parte da minha rotina. Mas, precisei me adaptar aqui e acredito que esta mudança foi pra melhor. Sabendo que antes tinha o Rio Negro e agora tenho o Rio Sanhauá e um imenso oceano. Além disso, João Pessoa tem um ritmo muito mais tranquilo que Manaus. Ou seja, a qualidade de vida é muito maior.
Mídias Digitais
Quando cheguei aqui, comecei o curso de Comunicação em Mídias Digitais na UFPB, em 2010. Acredito que Jornalismo e Mídias são completamente diferentes. Em Mídias, temos uma gama de áreas: áudio, vídeo, web, ilustração, design, etc. Mídias tem mais a ver com o que eu realmente queria e faz muito tempo que deixei de pensar assim. É tudo novo, de novo!
Uma nova chance de mostrar o meu potencial. Voltar a sonhar/criar é como respirar, se parar eu morro!