10 bibliotecas JavaScript com funcionalidades e efeitos visuais interessantes
Aliadas dos desenvolvedores, elas adicionam variadas funcionalidades. Uma das principais aliadas ao trabalho dos desenvolvedores web são as Bibliotecas JavaScript. Elas adicionam funcionalidades e efeitos visuais interessantes, resultando em uma melhor experiência para os usuários, tudo isso com muita leveza e elegância.
Além disso, o uso de bibliotecas concede agilidade ao desenvolvimento, ao entregar soluções prontas e customizáveis aos desenvolvedores.
Existem muitas bibliotecas JavaScript disponíveis na web ? opções não faltam. A KingHost selecionou 10 que valem a pena serem descobertas. Confira abaixo.
1 D3.js – https://d3js.org
Essa é uma biblioteca JavaScript para quem quer mostrar visualizações de dados bacanas. D3.js manipula documentos com base em seu conteúdo e, em seguida, mostra os dados em forma de visualizações dinâmicas e interativas usando HTML, SVG e CSS. Por exemplo, você pode gerar tabelas em HTML ou criar gráficos interativos em SVG. Para entender melhor como utilizar o recurso e ver alguns exemplos de uso, acesse a galeria de projetos da biblioteca.
2 Drop.js – http://github.hubspot.com/drop/docs/welcome
Esta biblioteca JavaScript ajuda a criar itens dropdown elegantes quando um usuário clica ou coloca o cursor sobre um objeto no seu site. Com animações suaves e design simples, Drop.js irá adicionar uma funcionalidade interessante em seus menus. Veja exemplos de menus suspensos no site da ferramenta.
3 React – https://facebook.github.io/react
Já fizemos um conteúdo sobre como iniciar com o React.js aqui no Lab. Essa biblioteca JavaScript foi criada pelos times do Facebook e Instagram para facilitar a construção de interfaces de usuário (UI). Com essa biblioteca você terá modelos de programação mais simples e com melhor desempenho. Algo a salientar é sua possibilidade de integração com servidores rodando Node.JS. React é uma biblioteca prática que vai certamente ajudar a melhorar o seu fluxo de trabalho.
4 Easel.js – http://www.createjs.com/easeljs
Easel.js é uma biblioteca JavaScript que torna o trabalho com o elemento canva do HTML5 super fácil. É útil para a criação de experiências gráficas impressionantes e para adicionar elementos lúdicos no seu site (com esta biblioteca, você pode, literalmente, criar jogos). Para exemplos de uso do código, você pode conferir a página de demos.
5 Marionette.js – http://marionettejs.com
Essa é uma biblioteca ideal para os desenvolvedores Backbone. Ela simplifica o código de aplicativos obtendo como resultado views robustas e soluções de arquitetura. Esta biblioteca ajuda a compor layouts ricos com componentes leves, com interações complexas de UI e muito mais.
6 Sticker.js – http://stickerjs.cmiscm.com
Se você quer adicionar algum detalhe que dê mais personalidade ao seu site, talvez essa seja uma boa biblioteca para checar. Essa biblioteca JavaScript permite que você crie um efeito adesivo sobre um elemento do seu site. Com essa microinteração, os usuários podem “descascar” uma imagem para fora da página apenas passando o mouse sobre ela.
7 Vivus – http://maxwellito.github.io/vivus
Vivus ajuda a trazer seus SVGs à vida, dando a eles a aparência de serem desenhados. É uma classe autônoma e sem dependências que suporta vários tipos de animação e opções de timing, assim como a opção de criar o script de suas próprias animações com JavaScript.
8 SpaceBase – http://spacebase.space150.com
SpaceBase é um framework baseado em Sass, que combina as melhores práticas responsivas em um projeto boilerplate pronto. Ele vem com muitos recursos legais como um grid amigável aos dispositivos móveis, componentes comuns de UI, como botões e listas e muito mais.
9 Redux – http://redux.js.org
Esse recurso poderoso e prático funciona como um container em estado previsível para aplicativos JavaScript, sendo assim, ele ajuda a escrever códigos que se comportam de forma consistente quando em produção. Ele pode ser executado em diferentes ambientes e é de fácil implementação de testes.
10 Lodash.js – https://lodash.com
Lodash torna o JavaScript mais fácil ao assumir o incômodo de trabalhar com matrizes, números, objetcs, strings, etc. O Lodash é ótimos para: iteração de arrays, objects e strings; manipulação e teste de valores; criação de funções compostas.
Fonte: KingHost (www.kinghost.com.br)
Fonte: Revista Wide – 10 Bibliotecas JavaScript para ficar de olho